IOTejo

inovação, tecnologia,
robótica e multimédia

18.maio.2018

Torres_Novas@Palácio_dos_Desportos

Expositores participantes:

A AGROTEJO – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo é uma associação de agricultores sem fins lucrativos, que têm como principal área de abrangência o Norte do Vale do Tejo e que tem como objectivos principais promover o desenvolvimento agrícola regional, articular as estruturas associativas da região, representar a agricultura, silvicultura e pecuária, incentivar os agricultores na utilização de boas práticas agrícolas, desenvolver a formação profissional, promover a prática de protecção e produção integrada das culturas.

Apoiando principalmente a Região que se situa entre Abrantes e Alpiarça, incluindo os Concelhos de Golegã, Chamusca, Torres Novas, Santarém, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha, desenvolve a sua actividade e defende a sua zona de intervenção. Apoia não só o sector agrícola como também todas as actividades económicas neste espaço rural.

Cria a tua ideia! É o lema do FabLab Santarém, um espaço de inovação e de oportunidades integrado na Escola Superior de Educação de Santarém. Ainda em fase de lançamento mas já em contagem decrescente. Este laboratório é uma mais valia para o ensino superior desta localidade. As potencialidades de um espaço como este na execução de estudos e protótipos permite que a comunidade académica e a sociedade em geral possam contribuir para a evolução de uma sociedade do conhecimento e com conhecimentos.

A preocupação do uso de materiais reciclados bem como a preocupação ambiental, é fundamental, o reaproveitamento de desperdícios tudo isso acresce um enorme valor. Estas razões transformam este espaço num local fabuloso, daí a razão também do nome Fabulous Lab.

ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática – é uma comunidade de professores com atividades e impactos bem reais na vida das escolas e, em particular, no ensino das tecnologias da informação e da comunicação. Tem como missão fundamental constituir-se como um espaço dinamizador de interações que permita aprofundar a diversidade tecnológica, pedagógica e didáctica dos seus membros. Isto significa a pretensão de desenvolver uma cultura colaborativa que ultrapassa o efeito de tecto produzido por uma óptica redutora de escola.

A ANPRI constitui-se como um espaço de participação independente da distância geográfica em que se dispersam os seus membros, ou independente do tempo que obriga ao sincronismo de disponibilidades. Esta participação é possível através do diálogo e debate que permita a parceria crítica e interessada junto do Ministério da Educação e da Ciência para a elevação da qualidade global de ensino, para a inovação e para a mudança do acto educativo.

Em 2015 nasce em Torres Novas a NUT, uma agência que aposta forte na criatividade e na força das ideias para trabalhar as diversas áreas em que actua, sempre focada em entregar aos seus clientes um trabalho que capte a atenção e que fique na memória de quem vê. A agência é composta por uma equipa talentosa e multidisciplinar nas áreas de web, design, publicidade, vídeo/fotografia e marketing digital.

A NUT – Agência Criativa quando inicia um projecto, garante ideias originais e estratégias capazes de promover e diferenciar qualquer tipo de acção, marca ou evento, tornando qualquer trabalho numa experiência nova para os consumidores.

A StartUp Torres Novas é um espaço dedicado a todos os empreendedores locais e de âmbito nacional e internacional. Tem como principal objetivo apoiar empreendedores de todas as idades no processo de desenvolvimento de empresas, desde a ideia de negócio até à sua implementação.

A criação de ecossistemas, programas de incubação, aceleração de negócios, estímulos ao desenvolvimento de novos projetos, potenciação das relações entre os agentes económicos, são os âmbitos gerais de atuação e o seu foco estratégico.

A StartUp Torres Novas disponibiliza-te instalações, serviços administrativos e técnicos de apoio para que cries aqui o teu negócio, bem como o acesso a um conjunto de entidades parceiras, promovendo a sua inserção num contexto empresarial.

 

O TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo é um Parque de Ciência e Tecnologia, localizado nas antigas instalações da União Fabril do Azoto da CUF, em Alferrarede, no concelho de Abrantes, desde 7 de Novembro de 2003.

Este Parque resulta da aposta da Câmara Municipal de Abrantes (em 2000) em estimular o empreendedorismo e a competitividade na Região, tendo por base a Inovação e a Tecnologia. Teve como parceiros fundamentais para o arranque deste projeto, de promoção do Vale do Tejo, a Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT). 

 

 

Fundada em 1939, a Renova é uma marca europeia de produtos de grande consumo presente em mais de 60 países. Redefinindo os valores do papel tissue, é uma marca que acredita no valor da experiência e privilegia a relação com o consumidor. Entre outros, fabrica e comercializa gamas inovadoras de papel higiénico, guardanapos, rolos de cozinha ou lenços de papel, oferecendo à sociedade produtos e experiências que a ajude a adoptar um estilo de vida tão sustentável quanto diferenciador.

Criar uma sociedade mais resiliente implica estimular novas competências, designadamente digitais, que estão em contínua mutação e evolução e, ao mesmo tempo, exige uma melhor preparação da população para um quadro de crescente incerteza, reconhecendo-se que existem desigualdades que exigem modelos de preparação diferenciados.

É neste contexto que a Iniciativa Portugal INCoDe.2030 inclui uma ação integrada de política pública orientada para estimular e garantir o desenvolvimento de competências como instrumentos de suporte à preparação das novas gerações para o “desconhecido”, apostando crescentemente em novos conhecimentos e na capacidade de criar novos empregos – mais qualificados e com melhor remuneração – incentivando a capacidade empreendedora dos mais jovens.

Sendo um dos mais antigos Grupos Tecnológicos Nacionais, a COMPTA desenvolve a sua atividade com base na procura constante da inovação tecnológica, tendo por missão selecionar no mercado mundial as melhores tecnologias adaptando-as aos mercados onde atua. Apresenta uma gama completa e coerente de produtos, soluções e serviços que ajudam as empresas a melhorar o seu desempenho, acrescentando valor à sua atividade.

Para além de ser cotada em Bolsa (Euronext Lisboa), a Compta ocupa uma posição invejável no mercado das TI, realizando constantemente investimentos na sua certificação e na dos seus colaboradores. Acumula mais de 400 certificações individuais e detém o mais elevado nível de certificação nos seus principais parceiros estratégicos.

A TULAlabs teve origem na cidade de Coimbra em Portugal. Os fundadores, Jorge e Paulino, ambos ex-alunos do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, uniram-se pela paixão que partilham por esticar os limites tecnológicos para criar soluções reais para os problemas mais difíceis das empresas. Para isto criaram a TULAlabs.

Devido à natureza pioneira do trabalho e para manter o ambiente dinâmico na TULAlabs, foi formada uma equipa de cientistas, engenheiros e matemáticos.

Esta equipa dedica-se a “criar novas possibilidades” através da tecnologia. Com os seus talentos garante que a TULAlabs continue a surpreender empresas.

O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

A qualidade dos serviços desempenhou sempre um papel importante no setor público. A partir da década de oitenta, o seu significado passou a fazer corresponder a qualidade à satisfação do cidadão, assente, essencialmente, na orientação dos serviços públicos para os cidadãos, assimilando a noção de gestão pela qualidade total.

O IEFP tem desenvolvido, ao longo dos anos, um conjunto de políticas no âmbito do que hoje se designa responsabilidade social, abrangendo áreas de intervenção tão diversas como a segurança, saúde e higiene no trabalho, a ação social complementar, o acompanhamento psicossocial e as iniciativas de caráter ambiental e de solidariedade.

A Escola Superior de Tecnologia de Tomar é uma unidade orgânica de ensino superior inserida no Instituto Politécnico de Tomar. Posiciona-se em áreas fundamentais para o desenvolvimento da Região onde se insere, no âmbito da formação, transferência de tecnologia, inovação e desenvolvimento nas áreas das Tecnologias, Artes e Ciências. A oferta formativa abrange os cursos superiores não graduados, cursos de graduação, pós-graduados e formação ao longo da vida nas áreas das Engenharias, e das Artes e Património.

Situa-se no Campus de Tomar onde existe um conjunto de modernas infra-estruturas de apoio aos estudantes, designadamente, laboratórios devidamente equiparados, biblioteca, refeitório, bar, residências e campos desportivos, enquadrados num ambiente acolhedor com extensas áreas verdes.

A Digidelta é um fabricante e integrador de sistemas com soluções de alto valor acrescentado para os mercados de Impressão Digital, Exibição, Etiquetagem e Comunicação Visual.

Fundada em 1986 por Rui Leitão, a empresa conta actualmente com mais de 80 colaboradores, que com formação e experiência permitem que a empresa mantenha o estatuto de PME líder desde a sua atribuição em 2008.

30 ANOS DE EXPERIÊNCIA AO SERVIÇO DOS NOSSOS CLIENTES.

All children have the right to fun, creative and engaging play experiences. Play is essential because when children play, they learn. As a provider of play experiences, we must ensure that our behaviour and actions are responsible towards all children and towards our stakeholders, society and the environment. We are committed to continue earning the trust our stakeholders place in us, and we are always inspired by children to be the best we can be.

 

A Maquettree Studios é uma empresa de conteúdos especializada na concepção de módulos interactivos, protótipos científicos, espaços expositivos, interactivos e lúdico-pedagógicos. A nossa actividade estende-se também à execução de maquetas, produtos para modelismo, réplicas científicas, espaços cenográficos, renovação e manutenção de módulos expositivos.

Ao longo da nossa história temos participado num rol extenso de desafios criativos. Encaramos qualquer enunciado técnico-artístico com o maior profissionalismo e criatividade desde a concepção à execução e montagem.

Elaborado com dedicação por: